CABINES DE PINTURA


O objetivo de um bom Programa de Tratamento de Água de Cabine de Pintura é manter a tinta desativada na água para evitar que a mesma fique aderida nas paredes, nas bombas de recirculação, nas tubulações e também que seja de fácil remoção com o auxílio de Extratores de Borra, ou de outro tipo de remoção manual ou automática. Quando o Programa de Tratamento não é efetivo, a tinta permanece na água obstruindo tubulações, bombas de recirculação, exaustores, etc., além de provocar over spray sobre as peças pintadas (a água “suja” não possui a capacidade de reter a tinta que não é absorvida nas peças que estão sendo pintadas), odor desagradável em toda área de pintura devido à contaminação microbiológica, formação de espumas no tanque de água e nas regiões de maior movimentação de água (podendo ocasionar transbordo e até paradas de linhas).
 
CABINES DE PINTURA
DTK

 A Tecnologia DTK foi desenvolvida pela ENGECLEAN para preencher uma lacuna existente nos tratamentos de água de cabines de pintura que tinham como base o uso de Coagulantes e de Sílica Alcalina que não conseguiam desativar a tinta, mantendo-a ainda com a sua característica principal, que era de ser “grudenta”. Nestes tratamentos a água com o passar do tempo se tornava suja, necessitando que a mesma fosse substituída em períodos inferiores a 3 meses, dependendo do volume de água do seu reservatório.
Com a Tecnologia DTK da ENGECLEAN a tinta é desativada passando a ficar com uma característica amorfa, isto é, “não grudenta”. Desta forma a borra de tinta desativada fica mais fácil de ser aglomerada e posteriormente removida seja através de equipamentos automáticos (Extratores de Borra, Centrífugas, etc.) ou manuais, mantendo a água sempre limpa e sem odor.
CABINES DE PINTURA
CABINES DE PINTURA
PRODUTOS DTK

Esta Tecnolologia é composta por um Desativante de Tintas, um Aglomerante de Borra de Tinta desativada e de Alcalinizante (que pode ser a Barrilha ou a Soda Cáustica).
VANTAGENS

– Campanhas longas (podendo atingir mais de 48 meses sem substituição de água);
– Manutenção da água de recirculação no interior das cabines de pintura limpa;
(a)              (b)
Comparação de tratamento com coagulante (a) e com a Tecnologia DTK (b)
– Ausência de maus odores (cheiro de “água podre”) em virtude de não ocorrer a proliferação microbiana;
– Diminuição na frequencia de limpeza;
– Maior retenção da tinta na água, uma vez que a água se mantém limpa sem estar saturada com tinta;
– Diminuição do over spray dentro da cabine de pintura, reduzindo consideravelmente a quantidade de peças com problemas de over spray;
– Borras de tintas desativadas com baixa quantidade de umidade (a depender da forma de remoção e acondicionamento);
                                                                                                                              
– Redução da possibilidade de problemas com arraste de tintas;                                        
– Redução a níveis aceitáveis pela legislação local da emissão de VOC e particulados pela chaminé (em alguns casos são necessários ajustes mecânicos na             cabine);
– Redução na manutenção de equipamentos. Com a água limpa não há entupimentos e impregnação de tinta nas tubulações e nas bombas de recirculação de          água;
– Maior proteção do sistema contra corrosão;
– Redução no volume de efluentes;
– Economia de água;
– Redução de custo de mão de obra;
– Redução global de custos.

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